Curso de Produção de Jogos Independentes

Resumo Ementa do Curso

​O curso será focado em criar um projeto completo de um jogo plataforma 2D (side scroller) com programação em C# dentro do programa Unity3D. As aulas serão divididas em dois módulos de 4 aulas cada um, com 4h de duração cada aula. As etapas de produção serão divididas em:

 

 

Modulo 1

Primeira Aula:

- Conhecendo a interface do Unity

- Organização das pastas de trabalho no Unity
- Configuração das imagens tipo Sprite
- GameObject e Monobehaviour
- Modelagem de terreno com sprite
- Modelagem de terreno com TileMaps, nativo do Unity
- Utilização de um pacote (unitypackage) de um personagem pronto

Segunda Aula:

- Criar personagem jogável
- Conceito de Rigidbody2D;
- Collider2D;
- Funcionamento e práticas com Animation e Animator (animação de Sprites);
- Primeiros Scripts: 
- Trabalhando com a Câmera do Jogo no Unity 2D

Terceira Aula:

-New UI

- Vida do Jogador (HP)
- Interação do Jogador com a fase

- Interação do Jogador com objetos dinâmicos

Quarta Aula:

- Exercícios práticos em Grupo
•    Criando os próprios sprites de terreno e personagem (opcional)
•    Desenvolvendo os própios códigos de controle do personagem.
•    Criando a própria interação com o a fase do personagem.
•    Criando e estudando metodologia para trabalho em equipe (atribuições de função para cada integrante)
•    Obs. Todos os exercícios serão acompanhados pelo professor.
 


Modulo 2

Quinta Aula:

- Criar Animações dos Inimigos

- IA do inimigo que atira projeteis

- IA do inimigo que persegue o personagem

- Projetil

 

Sexta Aula:

 

- Interação do Personagem com o inimigo

- Vida do Jogador (HP)

- Vida dos Inimigos

 

Sétima Aula:

- Gerenciador de Fases e Canvas

- Criar Prefabs no Unity;

- Pause (timeScale = 0 ou função Pause);

- Criação de menus;

- Tabelas de Pontuação

 

- Gerar arquivo executável com Unity

 

Oitava Aula:

- Conhecimento Extras comentados:

•    Técnicas de monetização com ferramentas do unity: In-App-Billing e UnityADS

•    Requisitos e Publicação dentro do GooglePlayStore

- Aula prática​

•    Criar Sprites de Inimigos (Opcional);

•    Criando o próprio código de IA do inimigo;

•    Level Design – Regulando dificuldade das Fases e Posicionamento dos inimigos

•    Testes dos jogos feitos pelos Alunos

 

Observações:

 

Os pré-requisitos para este curso são:

•    Nível básico de informática;

•    Ensino médio completo, ou notório saber nos conhecimentos matemáticos fundamentais;

•    Ser maior que 15 anos;

•    Notebook com Unity3D instalado (a licença do programa é grátis e caso o aluno não consiga instalar, o professor do curso instalará);

Não há necessidade de ter conhecimento algum sobre programação para este curso, pois nele veremos só conceitos de programação básica. O curso é direcionado em aprender a utilizar a engine Unity3D.

Os conhecimentos extras do curso só serão dados caso o aluno consiga desenvolver sem dificuldade as tarefas propostas nas aulas.

Preços e Matrícula

Matrículas feitas até o dia 30/06/2018 receberão 10% de desconto. O pagamento deve ser feito avista para receber o desconto.

​Preço promocional até 30/06, após essa data o preço de inscrição será R$ 320,00​

Carga horária: 16h.

Preço promocional até 30/06, após essa data o preço de inscrição será R$ 640,00​

Carga horária: 32h.

Poderá ser feito apenas o segundo módulo do curso por R$ 320,00

Local: Galeria Dona Neta, Av. Afonso Pena, 2081

Sala 109, segundo piso